Acabei de voltar do cinema e ainda com a excitação de quem acabou de ver um grande filme, tento verbalizar tantos sentimentos. "Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro" ou simplesmente: "Tropa 2" não pode ser visto como o "2˚ filme", seria uma injustiça dizer que o 2˚ é melhor do que o 1˚, ou afirmar que o 2˚ é pior do que 1˚, o mais justo é aceitar que são 2 filmes completamente diferentes!
...
É claro que não vou contar o filme aqui, não seria uma coisa elegante de ser fazer, mas não consigo dormir sem dizer o que acabei de ver, e o que acabei de ver é uma afirmação do cinema nacional! A grandiosidade do filme é tanta! Que você precisa dividir a obra em pedaços para compreende-la, e no meu caso a divisão se dá em 3 partes:
Desconstrução:
Quem espera ver uma continuação do primeiro "Tropa", esqueça! Compre ingresso para outro longa.
O "Tropa 2" desconstrói o "Tropa 1", tudo o que você viu e sentiu no primeiro filme (e adorou!!!) evoluiu! Os personagens, a estória, a violência (Fisíca e intelectual) e com isso a estória ganhou proporções de "grande obra". Nasce já sendo um clássico!
Reconstrução:
O filme começa com "flashbacks"... Pequenos flashs de cenas do primeiro filme ao som já conhecido e famoso do grupo Detonautas: "Tropa de Elite" é no mínimo de arrepiar? As emoções do primeiro Tropa transbordam nestes poucos segundos? E acaba por aí... A reconstrução ou o "Nascimento" (com aspas mesmo, para evitar o trocadilho com o personagem) desta grande obra de ficção, que mais parece um documentário, finalmente começa diante dos seus olhos. Cenas com Helicópteros, tiros, humor "negro" e muita corrupção, são os temperos para contar um drama vivido pelo nosso "herói" durante um processo que todos estamos passando nesses dias de eleições: Como mudar o "sistema" ? O problema não é a favela e o seus traficantes, o policial corrupto ou qualquer X9... O problema, ou o buraco, é mais em cima!
Término:
"Tropa 2" devolve a realidade perdida no "Tropa 1', acaba com a vontade de ter um Cap. Nascimento como segurança pessoal que cada um de nós sonhamos depois que o filme acaba. "Tropa 2" é tão grandioso que ao devolver a realidade de forma tão pura e verdadeira só será aceito como ficção, não dá para acreditar que tudo isso acontece debaixo do seu nariz sem que você perceba!
Realmente é uma delicia ver o Cap. Nascimento, agora como Coronel Nascimento espancando um politico corrupto, só esta cena vale o ingresso, mas o melhor é que filme vai além da violência física, tem uma parte cerebral que te deixar tenso do inicio do filme até sabe se lá quando, e sem ser cliche: O bixo pega!
Não posso terminar sem falar dos grandes atores na minha opinião:
Milhem Cortaz (Cap. Fábio) e a sua usina de bordões: “tá de pombagirice?”, “cada cachorro que lamba sua caceta” ou “quer me fuder? Então me dá um beijo na boca”. André Ramiro, como o grande "Mathias". E claro, o ator do ano: Wagner Moura. Se eu pudesse escolher os 3 melhores atores do filme, seriam esses três.
Bom é isso, chega de pombagirice... E vá assistir no cinema!
Faca na caveira! Fui.
...
Oi !! só de ler que vc descreveu ja deu agua na boca... vou logo comprar meu ingresso...obrigado pelo insentivo..bjos